Um reino dividido pela insensatez

Leitura –   Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas. No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão.

Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao carro para fugir para Jerusalém. Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi, até ao dia de hoje. E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá. 1 Reis 12:16-20

Introdução:  Se por um lado o livro de provérbios, escrito pelo pai de Roboão, o rei Salomão, declara, “Com sabedoria se constrói uma casa, e com inteligência ela se consolida.” Provérbios 24:3. A insensatez de alguém pode até mesmo dividir um reino e seguramente tem dividido, lares, famílias, destruídos projetos de casas e famílias. Uma casa não se edifica quando:

  1. O Senhor está contra essa casa;

O Senhor estava contra a casa de Salomão pelos seus desvios, pela idolatria de Israel, quando Salomão casou-se com mulheres estrangeiras que transgrediram a lei do Senhor e ele nada fez.

1 Reis 11:26-40
  1. Quando os cabeças dessa casa desprezam o conselho do Senhor.

Desprezamos o conselho do Senhor quando deixamos de perguntar ao Senhor o que Ele nos orienta fazer em cada circunstância importante da nossa vida, e agimos por conta própria.
Veja:

13 Agora, prestai atenção, vós que aclamais: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá nos estabeleceremos por um ano, negociaremos e obteremos grande lucro”.
14 Contudo, vós não tendes o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã. Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa.
15 Em vez disso, devíeis afirmar: “Se o Senhor quiser, viveremos e
faremos isto ou aquilo”.
16 Entretanto, estais agora vos orgulhando das vossas capacidades. E toda vanglória como essa é maligna.

Tiago 4: 13-16
  1. Quando não conduzem as suas casas em Deus.

Em Gênesis 13: 1- 3 é descrito o retorno de Abrão do Egito para Canaã.

No versículo:

4 é descrito “até o lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do Senhor.
5 Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas.

Não conduzimos a nossa casa em Deus quando deixamos de dar a maior importância ao que é mais importante. Prover-nos, e aos nossos, de bens materiais a custa de um pobre relacionamento com Deus. Davi criou um filho no temor do Senhor;
3 Quando eu era menino, ainda muito pequeno, filho único de meus pais, e
4 meu querido pai me ensinava, dizendo: “Retém em teu coração as minhas palavras; e, Salomão como fez?

Por: Pastor Aylton José Alves


Postado em

no

pelo

Avatar de Pr. Aylton José Alves

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *